COMUNICADO OFICIAL DO GOSP SOBRE OS ALTOS CORPOS FILOSÓFICOS
  • 16 abr 2019

COMUNICADO OFICIAL DO GOSP SOBRE OS ALTOS CORPOS FILOSÓFICOS

Caros irmãos.

SFU

Durante esta semana surgiu uma enxurrada de pranchas e atos de “supremos e conclaves” com intuito anti fraternal e aparelhado de isolar o GOSP e seus obreiros.

Analisando a origem desses “supremos e conclaves”, vemos que os mesmos não são os regulares no Brasil, pois foram criados com os objetivos e interesses de antigas administrações. Nunca foram observadas as questões de Regularidade na formação dos mesmos.

De antemão, todos sabemos por definição internacional, o que EXISTE É APENAS UM SUPREMO REGULAR PARA CADA RITO POR PAÍS, diferentemente das potências SIMBÓLICAS que podem compartilhar seus territórios.

O GOSP, tendo sua origem regular e legítima em 1921, trabalha para mostrar e orientar seus obreiros, para continuidade de seus estudos filosóficos e de aperfeiçoamento, os SUPREMOS reconhecidos de cada rito no BRASIL.

Dessa forma, descrevemos os SUPREMOS REGULARES E RECONHECIDOS no BRASIL:

No Rito Adonhiramita: o Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita, fundado em 1873, criado em 1973, no centenário do antigo Capítulo Noaquita.

No Rito Moderno: o Supremo Conselho do Rito Moderno, fundado em 1874.

No Rito Escocês Antigo e Aceito: o SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO da MAÇONARIA para a República Federativa DO BRASIL – mais conhecido como SUPREMO CONSELHO DE JACAREPAGUÁ, fundado em 1829 e, depois da cisão de 1927, reconhecido por todos os Supremos Conselhos regulares do mundo desde 1929.

No Rito Schoeder – este Rito não possui Altos Graus.

No Rito de York (sistema americano) – Os Altos Graus originais são divididos em três segmentos, sendo regulares e reconhecidos o Supremo Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil (fundado em 2001), o Supremo Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil (fundado em 2006) e a Grande Comanderia de Cavaleiros Templários do Brasil (fundada em 2015).

RITO BRASILEIRO ,- temos tratado de amizade com o SUPREMO CONCLAVE PARA O RITO BRASILEIRO, DE CATAGUASES.

Nos Altos Graus ingleses – Reconhecemos e aceitamos os Altos Graus regulares do sistema inglês, como as Ordens Aliadas e as Ordens de Cavalaria. Da mesma forma, reconhecemos e aceitamos o Arco Real, que nesse sistema é parte integrante do Simbolismo, como um Grau “lateral” do Grau de Mestre Maçom. O GOSP estimula a continuidade dos trabalhos dos Capítulos do Arco Real em suas Lojas.

O Grão-Mestrado do GOSP tem comissão de trabalho para estudo e mapeamento por macrorregiões da abrangência e concentração das diversas câmaras filosóficas, para contribuir para respaldo e orientação a nossos obreiros.

MAS SEMPRE COM SOBERANIA E INDEPENDÊNCIA DE UMA POTÊNCIA SIMBÓLICA, de modo a dar continuidade aos cumprimento dos pontos de regularidade.

O GOSP está construindo uma egrégora de respeito para TODOS OS RITOS, COM SOBERANIA E INDEPENDÊNCIA, e da mesma forma, RESPEITANDO A SOBERANIA E INDEPENDÊNCIA DE CADA RITO.

COM TRABALHO CONTÍNUO E INCANSÁVEL DO GRÃO-MESTRADO DA POTÊNCIA PIONEIRA EFETIVAMENTE CONSTITUÍDA NO ESTADO DE SÃO PAULO.

FRATERNALMENTE,

KAMEL AREF SAAB

Sereníssimo do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

Grande Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa do GOSP