Conheça mais: ARLS Fraternidade de São Caetano nº1342
  • 04 jun 2020

Conheça mais: ARLS Fraternidade de São Caetano nº1342

A ARLS Fraternidade de São Caetano nº1342 foi fundada em 1948, em um momento de extrema importância para a cidade de São Caetano, isso porquê, em 1947, o jornal de São Caetano e a Sociedade “Amigos de São Caetano” lideraram o movimento que enviou à Assembleia Legislativa do Estado (ALESP) um abaixo-assinado solicitando um plebiscito para a emancipação da cidade, o que ocorreu no ano seguinte.

Os Maçons estavam presentes nesse momento e contribuíram para a causa, tendo essa sido uma atitude fundamental para a fundação da Fraternidade de São Caetano.

O “Sul” somente foi agregado ao nome da cidade em 1º de janeiro de 1949, em decreto do Governador, também Maçom, o Dr. Adhemar Pereira de Barros.

Em sua história, a Fraternidade de São Caetano ajudou na fundação das lojas: Cavaleiros de Santo André (1948), Fraternidade de São Bernardo do Campo (1963) e Sete de Setembro de Diadema (1968).

Na cidade de São Caetano do Sul, colaborou com as Lojas 28 de julho, Luz do Oriente, Matheus Constantino, G. Mazzini e outras.

Todas as Lojas Maçônicas, que hoje ornamentam o Grande ABC, são filhas diretas ou indiretas da Fraternidade de São Caetano, ou vieram de São Paulo para reerguer colunas dentro do templo da Fraternidade, ou de suas Lojas filhas.

De acordo com o Venerável-Mestre da Loja, Irmão Paulo Cesar Marçal Ferreira atualmente a Loja conta com 50 Irmãos regulares e possui um braço filantrópico através da Associação Beneficente São João de Jerusalém, fundada em 1981 pela Loja. Além disso, é mantenedora da Creche Oswaldo Cruz, que foi fundada em 1979 e atende 180 crianças.

Neste momento de pandemia, a Loja tem direcionado os recursos para a compra e montagem de cestas básicas, entregues por Irmãos, visando ajudar pessoas em dificuldades financeiras.

Para manter contato e evitar aglomeração, os Irmãos têm utilizado um grupo no WhatsApp e feito videoconferências com o objetivo de se manterem unidos e em contato.

O VM da Loja Fraternidade de São Caetano, Irmão Paulo Cesar Marçal Ferreira também comentou sobre os 100 anos da GOSP, que se aproximam: “Que o centenário, a ser comemorado em 29 de julho de 2021 possa reforçar o vigor e o protagonismo dos obreiros de suas lojas nas questões sociais e políticas de todo o estado e do nosso amado Brasil”.

“GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, RUMO A UM SÉCULO DE REGULARIDADE E FRATERNIDADE 1921-2021″

“Seja na sua Atividade Maçônica aquilo que deseja da Maçonaria”
Sereníssimo Irmão Raimundo Hermes Barbosa