Conheça mais: Loja América 189
  • 28 maio 2020

Conheça mais: Loja América 189

A Loja América 189 foi um dos símbolos de comprometimento com a difusão do ideal republicano antes, durante e depois da proclamação da República, tendo sido fundada no final de 1868.

Em seu início, a Loja reunia parte da liderança do movimento republicano paulista, como Américo Brasiliense, a figura aglutinadora dos republicanos espalhados pela província. Ele ocupou o cargo de Venerável Mestre da Loja América entre os anos de 1870 e 1874.

Outra liderança foi Américo de Campos, um dos organizadores do Clube Republicano de São Paulo e do Partido Republicano Paulista (PRP), que ocupou o cargo de Primeiro-Vigilante da Loja entre 1870 e 1874.

Atualmente a Loja conta com 57 Irmãos regulares e faz uma vídeochamada todas as semanas nos dias e horários em que as sessões presenciais aconteciam, já que foram paralisadas por conta da pandemia.

Para ajudar os mais necessitados, a Loja, em parceria com outra Loja, tem entregado uma média de 400 marmitas por semana aos que precisam e, ao todo, já foram entregues mais de duas mil refeições desde o início da ação.

Em relação aos 100 anos que o Grande Oriente de São Paulo irá completar no próximo ano, o Venerável-Mestre da Loja, Irmão Alvimar Sanches de Magalhães Junior compartilhou sua visão: “O GOSP é a nossa casa mãe e acreditamos que ela deva seguir trabalhando para efetivar a nossa imagem e reconhecimento nacional e internacional”, disse.

Para conhecer um pouco mais sobre a história da Loja, leia a edição da Revista Luzes que tem uma matéria exclusiva: http://gosp.org.br/revista/ED11/

“GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, RUMO A UM SÉCULO DE REGULARIDADE E FRATERNIDADE 1921-2021″
“Seja na sua Atividade Maçônica aquilo que deseja da Maçonaria”

Sereníssimo Irmão Raimundo Hermes Barbosa