Conheça mais: Loja União e Caridade III nº 718
  • 18 maio 2020

Conheça mais: Loja União e Caridade III nº 718

Fundada em 13 de julho de 1882, na região que atualmente fica a cidade de Itapeva, a Loja União e Caridade III nº 718 é a Oficina sucessora da primeira Oficina de São João.

Se considerados os dois períodos da Oficina antecessora de 1882 e da atual União e Caridade III nº 718 de 1900, a Loja possui quase 138 anos de história, e teve em seus quadros pelo menos 16 prefeitos da cidade de Itapeva.

Entre os membros do quadro, esteve, inclusive, o Irmão Coronel Acácio Piedade, que foi eleito Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de São Paulo, no ano de 1917. Ademais, incontáveis outros Irmãos foram Vereadores, Cartorários e Tabeliães, sendo que esses membros contam, até hoje, com seus nomes em inúmeros edifícios, ruas e salas públicas em forma de homenagem.

Atualmente, a Loja União e Caridade III conta com 32 Irmãos ativos e é a mantenedora de uma creche na cidade de Itapeva, com mais de 130 crianças atendidas.

Neste período de pandemia, em que a creche não está funcionando, está sendo realizado acompanhamento das famílias carentes de crianças assistidas pela instituição, a fim de prestar suporte em mantimentos e produtos de higiene. Em lembrança ao século de GOSP, que será celebrado no próximo ano, o Venerável-Mestre da Loja, Irmão Vanius Pereira Prado, ressalta a luta da entidade para fazer o melhor pela Maçonaria.

“Saudamos o Grande Oriente de São Paulo pela sua história de Luta e Trabalho, com todo o nosso carinho e consideração, e reiteramos a coragem e altives típicas dos Paulistas, em afastarem-se dos grilhões que sempre tentam reavivar práticas das mais enfadonhas, tristes e danosas”, finaliza Prado.

“GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, RUMO A UM SÉCULO DE REGULARIDADE E FRATERNIDADE 1921-2021″

“Seja na sua Atividade Maçônica aquilo que deseja da Maçonaria”

Sereníssimo Irmão Raimundo Hermes Barbosa