ENTREVISTA ESPECIAL: IRMÃO FLÁVIO GOTTARDO, GRANDE SECRETÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOSP
  • 21 nov 2019

ENTREVISTA ESPECIAL: IRMÃO FLÁVIO GOTTARDO, GRANDE SECRETÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOSP

“Não há obra que se erga sem que na argamassa esteja misturado o suor do pedreiro”

O terceiro entrevistado da série com os Grandes Secretários do Grande Oriente de São Paulo (GOSP) é o Grande Secretário de Políticas Públicas, Irmão Flávio Gottardo.
Na entrevista o Irmão conta um pouco mais sobre sua pasta, explica como a Secretária auxilia os Irmãos a assumirem espaços de lideranças na sociedade e deixa um recado para as Lojas do Grande Oriente de São Paulo.
Confiram, a seguir, a entrevista na Íntegra com o Grande Secretário, Irmão Gottardo.

1) Há quanto tempo o sr. está à frente da Grande Secretaria de Políticas Públicas e o que percebeu de mudança ao longo desse tempo (tanto na sociedade como na Secretaria)?

Irmão Flávio Gottardo: Tive a honra de receber a missão de liderar a Grande Secretaria de Políticas Públicas (GSPP) em 2015. O primeiro desafio foi determinar um foco claro para a atuação da Secretaria em meio à situação de calamidades generalizadas em termos de políticas públicas e da proibição de discussão de “Política” em muitas lojas.

A sociedade tem evoluído muito rapidamente e, de alguma forma, enxerga a maçonaria como uma instituição com características de superioridade, poder, força, inteligência e liderança. Esta é a expectativa da sociedade em relação à nossa Ordem e, de certa forma, somos cobrados diante da atual situação.

Tal expectativa encontra eco nos nossos rituais, que nos instruem no sentido de que “não somos uma simples associação de auxílio mútuo e caridade”. Temos responsabilidades e deveres para com a sociedade e para com a Humanidade.

Lamentavelmente, observamos a sociedade contaminada por lideranças hipócritas que a enganam; homens pérfidos que produzem desfalques e roubos milionários; figuras poderosas, ambiciosas que usurpam do bem comum; e líderes sem princípios, que abusam da confiança do povo e que podem gerar políticas públicas em proveito próprio ou dos grupos que representam.

Temos a responsabilidade de atuar para reverter este quadro.

2) O que faz a Grande Secretaria de Políticas Públicas? Explique os principais objetivos da pasta.

Irmão Flávio Gottardo: A GSPP está focada na disseminação do conceito da doutrina maçônica que é trabalhar para o bem-estar da Pátria e da Humanidade, estimulando os Irmãos à compreensão da missão e enfatizando a necessidade de ocupar posições de maior influência sobre a sociedade. O maçom trabalha efetivamente para o bem-estar da sociedade quando exerce influência sobre as regras que regem esta sociedade.

Tais regras nascem de anseios da população e ou grupos organizados, que podem operar na forma de Conselhos Municipais, Entidades Profissionais (OAB, CREA, CRM, etc.), associações profissionais (Associações de Advogados, Sociedades Médicas, etc.), Sociedades Amigos de Bairros, Entidades Beneficentes, associações comerciais e industriais, clubes de serviços, associações esportivas, reunião de condôminos, e outras.

Os líderes sociais são importantes geradores da “ordenação social”, que se “materializa” na forma de Políticas Públicas, pois conduzem estes processos de acordo com seus princípios e valores, sendo desejável que tais líderes sejam pessoas livres e de bons costumes e estejam orientados para o bem comum.

A sociedade está carente de lideranças virtuosas. É chegado o momento de ocuparmos estes espaços de influência, pois são os locais onde temos a oportunidade e o dever de construir templos à virtude, cumprindo juramentos e declarações que fizemos ao sermos admitidos na Ordem.

A Maçonaria ocupa uma posição única na sociedade, tendo a responsabilidade de conduzi-la pelos caminhos da Justiça e da Liberdade.

3) Qual a visão da GSPP?

Irmão Flávio Gottardo: Inserir os princípios maçônicos nas mais diversas esferas da sociedade, com a finalidade de colaborar efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Dentro desta visão, a GSPP estimula as Lojas a atuarem como plataformas de formação de lideranças sociais, capazes de influir positivamente na sociedade, utilizando como base a Doutrina Maçônica contida nos nossos rituais.

Desta forma, estimulamos as Lojas na promoção dos ideais de atitude e comportamento nas suas relações com a sociedade, tais como: atitude ativa, ordem, respeito, fraternidade, integridade e coerência.

4) E como a GSPP estimula o fortalecimento dos Irmãos para estas missões de liderança?

Irmão Flávio Gottardo: Este “estímulo” é alimentado pela base doutrinária, adequadamente tratada nos tempos de estudos. Com base na Doutrina contida nos nossos rituais, estimulamos as Lojas a atuarem como poderosos centros de formação de lideranças, capazes de iniciativas e atitudes ativas diante dos problemas da sociedade, contribuindo de forma objetiva para o aperfeiçoamento das regras, como verdadeiros construtores sociais para esta e para as futuras gerações. Atuamos para estimular a formação de líderes, homens livres e de bons costumes, que aceitam, reconhecem e trabalham segundo os princípios da maçonaria universal. Tais princípios devem ser debatidos em Loja, para que sejam apreendidos profundamente por todos, e desta forma, possam fazer parte do cotidiano de cada um em benefício da sociedade, da Pátria e da Humanidade.

5) Como a GSPP trabalha para conseguir estes objetivos?

Irmão Flávio Gottardo: Para a consecução deste objetivo, além da doutrina maçônica, contamos com poderosa base legal estabelecida a partir da Constituição de 1988, que nos permite contribuir para a formação de uma nova cultura política, fundada na democracia participativa, em que cada cidadão, individualmente, ou reunido em associações, é convidado a exercer o seu papel de sujeito no planejamento, gestão e controle das políticas públicas, especialmente nos conselhos municipais, associações de bairros, conselhos profissionais, associações comerciais e industriais, e demais órgãos da sociedade civil organizada.

6) Existe alguma parceria com algum órgão público? Explique, por favor, como funcionam.

Irmão Flávio Gottardo: A GSPP foca na capacitação dos Irmãos para assunção de posições de liderança, em todas as esferas de atuação, de modo que não se torna necessária a parceria com órgãos públicos que estão focados em objetivos específicos, pois não somos um agente legislativo ou executivo de políticas públicas, mas um centro de formação de lideranças.

Desta forma, estimulamos os Irmãos ao exercício da liderança nas mais diversas áreas, dentro da competência e vocação de cada um.

7) Qual mensagem para as Lojas?

Irmão Flávio Gottardo: Cabe a nós, nos tempos de estudos, difundirmos com maior ênfase, os importantes elementos doutrinários contidos nos rituais, e adicionalmente oferecer aos Irmãos a oportunidade de aprender como se organiza politicamente o Estado brasileiro, prover as explicações sobre a fundamentação jurídica que garante a cada um o direito de exercer o controle social, bem como orientações de como se organizar e participar efetivamente, visto que o controle social, entendido como a participação do maçom na gestão pública é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania.

Desta forma, estaremos nos alinhando com o propósito maçônico de trabalhar por instituições livres, como sustentáculos da Fraternidade da Justiça e do Progresso, praticando, fora da Loja, os deveres que nela foram ensinados, empregando nossos melhores esforços para cumprir o compromisso de fidelidade maçônica, a serviço dos supremos interesses deste grande País.

8) Comente brevemente os trabalhos que a Grande Secretaria de Políticas Públicas tem realizado recentemente para que os Irmãos tenham conhecimento.

Irmão Flávio Gottardo: A GSPP elaborou o Programa de Liderança Social, que provê orientação para as Lojas.

Em adição, temos realizado palestras para difundir este propósito de capacitação de líderes para atuação nas mais variadas áreas da sociedade.

9) Quais são as ações futuras da Secretaria de Políticas Públicas?

Irmão Flávio Gottardo: A GSPP segue firme na disseminação da doutrina maçônica em busca do aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade por meio do cumprimento inflexível do dever, pois as calamidades do presente, não vencidas, são o ônus terrível do futuro. Temos convicção de que a aplicação da doutrina maçônica é geradora de estabilidade e condições para que as instituições sejam livres.

10) Quais benefícios que a atuação da pasta pode proporcionar à Maçonaria em geral?

Irmão Flávio Gottardo: A GSPP está mais focada nos benefícios que a Maçonaria pode gerar para a sociedade, atuando através dos Irmãos, no aperfeiçoamento das regras da sociedade, visando eliminar a ignorância, o erro, as superstições e os preconceitos

11) Por favor, deixe uma mensagem para os Irmãos de todo o Estado

Irmão Flávio Gottardo: Meus Irmãos, vamos recordar o questionamento proposto na Câmara de Reflexões: Quais são os nossos deveres para com a Pátria?

Somos “construtores sociais”, nossa missão é sermos geradores de bem-estar para a Pátria e para a humanidade, trabalhando objetivamente para o aperfeiçoamento moral e intelectual da sociedade.

Devemos praticar fora da Loja, os deveres que nela foram ensinados, com iniciativa e atitude ativa diante dos problemas da sociedade, atuando através dos Conselhos Municipais, (Saúde, Educação, Segurança, Criança e Adolescente, Meio Ambiente etc.), Conselhos Profissionais (CREA, OAB, CRM, etc.), Associações profissionais, sociedades amigos de bairros, e outros órgãos da sociedade civil organizada.

O nosso compromisso de fidelidade maçônica, nos conduz ao serviço dos supremos interesses deste grande país, pleno de generosidade e de nobreza, e tão carente de lideranças de homens livres e de bons costumes.

“GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO: RUMO A UM SÉCULO DE REGULARIDADE E FRATERNIDADE 1921-2019”

GRANDE SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO GOSP

ENTREVISTA ESPECIAL: IRMÃO FLÁVIO GOTTARDO, GRANDE SECRETÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOSP