Entrevista Especial: Irmão Roque Cortes Pereira, Grande Secretário de Relações Públicas do GOSP
  • 25 out 2019

Entrevista Especial: Irmão Roque Cortes Pereira, Grande Secretário de Relações Públicas do GOSP

O Grande Oriente de São Paulo (GOSP) realiza diversas ações com o objetivo de levar benefícios a todos os Irmãos. Convênios com órgãos governamentais, instituições de ensino e até parcerias comerciais com demais Irmãos que queiram oferecer seus serviços ou produtos estão entre essas ações.

Responsável por viabilizar todos estes acordos, está a Secretaria de Relações Públicas, capitaneada pelo Irmão Roque Cortes Pereira, que conta com mais de 17 departamentos nas mais diversas áreas.

A seguir, confira a entrevista na íntegra com o Grande Secretário de Relações Públicas, em que fala sobre a atuação da Secretaria, suas ações, benefícios conquistados e os que ainda estão por vir, e como todos os membros da Ordem podem ter acesso aos convênios do GOSP.

1) O que faz a Secretaria de Relações Públicas?

Irmão Roque Cortes: Antes de mais nada, sempre é um prazer falar com os Irmãos do Grande Oriente de São Paulo (GOSP). Quando assumiu o Grão-mestrado, o nosso Sereníssimo Irmão Kamel Aref Saab determinou que fosse reestruturada a Secretaria de Relações Públicas, uma vez que na gestão anterior, ela estava praticamente desativada. Então, atualmente, a Secretaria de Relações Públicas conta com cerca de 17 departamentos. Cito alguns desses departamentos para que os Irmãos tenham conhecimento sobre o que faz a Secretaria de Relações Públicas. De início, temos um departamento voltado para ações com as Forças Armadas. Este relacionamento com as Forças Armadas estava adormecido e, com a gestão de nosso Sereníssimo, a gente deu ênfase nisso. É um departamento em que temos uma das maiores autoridades das Forças Armadas e temos o general Fayad que é o responsável por ele.

Temos outro departamento voltado para as ações com instituições religiosas, sob responsabilidade do Irmão Marcos que é responsável por este departamento para ações, parcerias, eventos, fazendo com que o Grande Oriente seja parceiro e protagonista dos acontecimentos religiosos em São Paulo.

Outro departamento é o de ações com a Polícia Militar e Polícia Civil. Na Polícia Militar, temos o Coronel Levy, e na Polícia Civil, temos o delegado Francisco Del Ponte. Também temos um departamento que é responsável pelas ações com as Guardas Metropolitanas. Essas ações com as Forças Armadas, Polícia Militar, Civil e Guardas Metropolitanas visam o desenvolvimento da comunidade, do Estado, do País. Além disso, busca trazer benefícios para os Irmãos que são policiais, defender a carreira, a melhoria para os Irmãos, a segurança em si. Portanto, nossa Secretaria é composta por 17 departamentos que têm essas atribuições.

Há também o departamento de ações para com o Governo Federal, outro para o Governo Estadual, além de um terceiro para ações com os Governos Municipais; há o departamento de ações para entidades de Representação de Classe, o departamento de ações para Entidades Religiosas, o departamento de ações para com ONGs, o departamento de ações para com a Imprensa, além dos outros já citados anteriormente.

Uma outra força e vigor que tomou a Secretaria foi colocar o Grande Oriente em contato e melhorar o relacionamento com outras instituições. Um exemplo é a Associação Comercial, com a qual assinamos parceria, por meio da Secretaria, possibilitando aos Irmãos que são empresários acesso ao SEBRAE, à linha de crédito, à capacitação. Tudo isso por meio de apenas um convênio com a Associação Comercial. Fizemos também um convênio com a FIESP, objetivando a formação dos nossos sobrinhos, sobrinhas, cunhadas. Recebemos depoimentos do quanto foi importante eles acessarem este serviço e do benefício que foi para a autoestima do sobrinho, da sobrinha, das cunhadas.

Outra ação de destaque da Secretaria de Relações Públicas é a que temos com as faculdades. Temos inúmeras faculdades, mas vou citar uma que está funcionando muito bem. As faculdades Rio Branco é uma faculdade excelente, que todos conhecem e sabem da qualidade, e o sobrinho, sobrinha, cunhada, Irmão que queira entrar nas faculdades Rio Branco é só informar o número da loja, que já tem acesso direto, sem a necessidade de preencher nada previamente. Nós temos, hoje, quase 500 lojas no Grande Oriente de São Paulo e temos duas bolsas para cada loja nas faculdades Rio Branco, durante o curso inteiro. Então, se você pegar duas bolsas por loja, você terá 1.000 bolsas. Faça a conta disso durante o curso inteiro, ou seja, 4 ou 5 anos, quanto de benefício você trouxe para o Irmão do GOSP?

A Secretaria também atua na parte política. Não a política partidária, mas a de ideias, que traz desenvolvimento para os nossos Irmãos. Um exemplo é que existe, no Estado de São Paulo, cerca de 260 Conselhos de Segurança (Conseg) desativados. O GOSP, por meio de nosso Grão-Mestrado, fez uma parceria com o Conseg para que a gente indique Irmãos preocupados com a área de segurança que possam fortalecer os Consegs em seus Orientes. O que precisa para efetivar isso é um local para fazer as reuniões e Irmãos interessados em desenvolver a área de segurança em sua região.

Este momento que a gente está falando é importante para que a gente possa levar as informações que são importantes para a sociedade, ou seja, segurança, educação e área empresarial, uma vez que, hoje, o País está em uma fase de desenvolvimento e precisa que o Grande Oriente, por determinação de nosso Grão-Mestre, dê ênfase e ajude neste sentido. São áreas cruciais do País, Estado e Cidade que estamos trabalhando para melhorar.

Outra atribuição da Secretaria é ajudar a organizar os eventos do Grão-Mestrado. Nós tivemos no mês de agosto uma agenda intensa. Fizemos um evento na Câmara Municipal de São Paulo (além de outros eventos de outras Câmaras do Estado inteiro). Em torno de 400 pessoas estiveram presentes, homenageamos as lojas centenárias, homenageamos instituições que têm Irmãos que são membros da diretoria, Irmãos que são voluntários e trabalham com bastante dedicação nestas instituições.

Nosso Grão-Mestre não tem medido esforços (e pedido para que nós façamos o mesmo) para desenvolver e trazer benefícios duradouros e significativos para os Irmãos. Estamos fechando algumas parcerias, convênios com hotéis, faculdades, colégios, curso de capacitação, para levar mais benefícios aos Irmãos. Isso é uma das prioridades que queremos trabalhar neste próximo ano.

2) Por favor, comente brevemente como funcionam os convênios entre as empresas e o GOSP?

Irmão Roque Cortes: Uma parte importante que eu queria destacar é que nós temos Irmãos que têm excelentes serviços e eles não têm acesso a um convênio/uma parceria com o Grande Oriente de São Paulo para oferecer os seus serviços. Quero aproveitar esse momento aqui para dizer que o GOSP tem interesse em ajudar os Irmãos a desenvolver os seus negócios, seus serviços, fazer parcerias com eles.

Então, me procurem para oferecerem os seus serviços, os seus negócios para o Grande Oriente. Nós temos um modelo de parceria, um termo de parceria em que analisamos, ajustamos e enviamos para o nosso setor jurídico analisar. Caso esteja tudo certo, a gente assina.

Ainda sobre as parcerias, tanto faz a gente oferecer para os Irmãos as que já temos, ou os Irmãos que queiram melhorar os seus negócios, os seus serviços nos procurarem para poder fomentar e melhorar esse relacionamento entre o GOSP e os Irmãos no Estado todo. Temos muito serviços que podem beneficiar os Irmãos. Eu, quando vou procurar algum serviço ou produto, primeiro procuro um Irmão, para depois acessar outras empresas ou outros fornecedores. Então, nós queremos oferecer as parcerias e os convênios para os Irmãos, mas também queremos receber os Irmãos que têm interesse em melhorar o seu negócio.

3) Que tipos de benefícios os Irmãos têm acessos nesses convênios? Cite alguns como destaque, por favor.

Irmão Roque Cortes: Um dos convênios que eu acho relevante é na área de Educação. O Irmão tem acesso a algumas instituições como, por exemplo, a Faculdade Rio Branco e a Uninove. Nós temos também a Estácio de Sá, que estamos fechando parceria agora; temos a Escola Impacta, que é uma referência em tecnologia; Hotéis e linha aérea com descontos. Também temos uma determinação de procurar convênios na área de Saúde para os Irmãos como, por exemplo, de terem acesso a um desconto especial em farmácia.

Eu não sei se os Irmãos têm conhecimento, mas nós temos um cemitério, o Gethsêmani, que é um mausoléu da Maçonaria, e ele está disponível para atender os Irmãos de todo o Estado. Isso é significativo em uma hora que a família está precisando, porque temos essa disponibilidade para atendê-los neste momento de difícil perda.

Quero destacar também a Campanha Abril Marrom, que é uma ação com a Câmara Municipal de São Paulo (e estamos trabalhando com a Assembleia Legislativa para que se torne uma lei) que acontece durante o mês de abril inteiro com ações voltadas para combater a cegueira. É uma lei municipal que existe e, durante aquele período, os centros de atendimento na cidade de São Paulo e de outras atuam na prevenção da cegueira.

Nós temos também, em novembro, um apoio que a gente faz para a Associação Nacional de diabetes, de combate e prevenção da diabetes. E outras campanhas sazonais como o Novembro Azul, com ações de prevenção masculina e o Outubro Rosa, em que nossa fraternidade feminina tem feito palestras, divulgado e apoiado ações de prevenção feminina.

4) Os convênios também podem ser usufruídos pelas Cunhadas e Sobrinhos e Sobrinhas dos Irmãos?

Irmão Roque Cortes: Conforme eu até mencionei anteriormente, a gente já recebeu depoimentos, especificamente de Cunhada que acessou esses benefícios que a gente citou, de como foi importante e até melhorou a autoestima dela. Então, os Sobrinhos têm acesso, as Sobrinhas têm acesso, as Cunhadas têm acesso, os Irmãos têm acesso e também alguma Loja que identifique alguma pessoa que tenha essa necessidade pode indicar, não para todos esses convênios que nós temos, mas a maioria eles têm acesso também. O Genro, a Nora, os Pais dos Irmãos têm acesso aos convênios, essa é uma preocupação do nosso Grão-Mestre, de fortalecer isso.

5) Como os Irmãos, seja da Capital ou do Interior, podem utilizar esses convênios já estabelecidos? Como eles ficam cientes das atuais e futuras parcerias do Grande Oriente de São Paulo?

Irmão Roque Cortes: O Grande Oriente de São Paulo está fazendo uma readequação no seu site, no seu sistema de gestão e, em breve, nós vamos divulgar como eles podem acessar esses convênios. Porém, a ideia é que eles tenham acesso pelas nossas mídias, site, pelos coordenadores, ou pelos nossos macros que são responsáveis pelas macrorregiões. Eles possuem esse conhecimento e podem passar para os nossos Irmãos. A ideia é disponibilizar todos os convênios que nós temos e deixar isso à disposição dos Irmãos. Essa é uma missão que nós temos, dada pelo nosso Grão-Mestre, de facilitar o acesso e que os Irmãos conheçam todos os nossos benefícios.

Os Irmãos têm acesso aos convênios através da área restrita do site do GOSP, logando com o CIM. Porém, qualquer Irmão que tenha a necessidade de acessar os benefícios e os convênios pode entrar em contato, ligar, enviar e-mail, Whatsapp, que vamos ajudar a acessar esse serviço.

6) Há convênios que contemplam somente os Irmãos do Interior? Explique, por favor.

Irmão Roque Cortes: Nós temos alguns convênios que são locais. Um exemplo é a Terceira Macrorregião, que compreende o litoral paulista. Nós temos também, através das lojas, algumas distribuições de medicamentos, alguns laboratórios em regiões especificas. Então, por exemplo, às vezes o Irmão mora lá em Presidente Prudente e não conseguir acessar um benefício no litoral. Por isso, cada região tem a sua demanda, mas, no geral, nossa preocupação é na área de saúde, de educação e também no desenvolvimento empresarial. Então, cada região tem uma peculiaridade, e a gente procura atender a todas.

7) Como você vê a importância deste trabalho de concretizar os convênios para toda a Maçonaria?

Irmão Roque Cortes: Atualmente, diante dos recursos tecnológicos, existe uma facilidade de procurar Irmãos que têm algum tipo de serviço ou produto ou de oferecer esses benefícios aos Irmãos.

Mas o que eu vejo de mais importante ainda é a questão da segurança. Você está negociando, acessando um convênio, uma parceria com pessoas que você conhece, que são Irmãos. Eu acho isso primordial e, da parte do Grão-Mestrado, ele não mediu esforços para que a gente melhore bastante essa parte de benefícios a todos os Irmãos do nosso Grande Oriente de São Paulo.

Além disso, hoje em dia você tem aplicativo para tudo, nós podemos usufruir e também levar nossos serviços para todos os Irmãos. Isso é fundamental e precisa ser fortalecido.

8) Comente brevemente os demais trabalhos que a Grande Secretaria de Relações Públicas tem realizado recentemente para que os Irmãos tenham conhecimento.

Irmão Roque Cortes: Eu acho que as Relações Públicas são essenciais para uma instituição. Ela abre portas, parcerias, consegue acessar patrocínios, consegue realmente destacar o trabalho que o Grande Oriente faz.

É superimportante esse relacionamento com as instituições, por exemplo, com a Associação Comercial, Rota, Forças de Segurança, instituições de ensino, Poder Legislativo. Tivemos, recentemente, uma reunião com o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo sobre ações que a Secretaria do Estado está fazendo e que o GOSP, em todas as suas dez macrorregiões, vai apoiar. Por exemplo, vacinas (a questão do sarampo), dengue, enfim, todas as ações que a Secretaria de Saúde está fazendo e nós vamos fortalecer.

Em breve, vamos implantar também, nas 10 macrorregiões, núcleos da Secretaria de Relações Públicas do GOSP. Assim, em cada região, o foco estará mais alinhado com as necessidades locais de cada Irmão.

9) Se algum Irmão quiser indicar um convênio ao Grande Oriente de São Paulo, como ele deve proceder?

Irmão Roque Cortes: O Irmão pode indicar uma necessidade que ele tenha de convênio ou também oferecer um serviço ou modelo de negócio para os Irmãos pelo e-mail roque.pereira@gosp.org.br. Pode enviar a demanda ou passar o serviço que ele pretende oferecer para os Irmãos do Estado inteiro. Isso também o fortalece comercialmente e ajuda a fortalecer o negócio dele.

10) Por favor, deixe uma mensagem para os Irmãos de todo o Estado.

Irmão Roque Cortes: O país está passando por um momento de reorganização política e econômica, e o Grande Oriente e os Irmãos da Maçonaria Paulista sempre estiveram presentes nesses acontecimentos. Acredito que é o momento de união, um momento de fortalecimento do Grande Oriente. Nós estamos começando os preparativos para os Cem anos, estamos com o Palácio Maçônico, que vai ser orgulho do Grande Oriente, entre outros fatores marcantes para a nossa potência.

Então, a mensagem que eu deixo para os Irmãos é: trabalho, trabalho e trabalho. E também a Secretária de Relações Públicas está à disposição de todas as oficinas, de todos os Irmãos do Estado de São Paulo, que tenham alguma necessidade, tenham alguma demanda na capital, que procure a gente em um de nossos 17 departamentos. Eles estão aí para auxiliar e ajudar os Irmãos de todo o Estado. Eu e os nossos dois adjuntos que trabalham comigo – Romildo Campelo, que está atuando como chefe de gabinete do prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, que também é nosso Irmão; e o Maurício Ludovico, que é da área de segurança.

A minha mensagem final é: o Sereníssimo determinou para o nossa Secretaria trabalhar duro para fortalecer a Maçonaria Paulista, a Maçonaria sem fronteiras, e levar significativos benefícios para os Irmãos de todo o Estado, de todas as áreas, tanto no que se refere à parte Maçônica quanto à parte de benefícios que os Irmãos possam ter no nosso estado.

Meu muito obrigado a todos, é uma honra servir o Grande Oriente e, como mencionei, a gente está à disposição de todos os Irmãos.

CONFIRA A RELAÇÃO DE CONVÊNIOS DO GOSP

EMPRESA

MODALIDADE

TIPO

CELULAR MASTER

SAÚDE

LABORATÓRIO

SUPERMERCADO VARANDAS COMÉRCIO SUPERMERCADO
GRAND RESORT SERRA NEGRA HOTELARIA HOTEL
JUST FIT PARTICIPAÇÕES SAÚDE ACADEMIA
UNIVERSIDADE BRAS CUBAS EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
UNISANTA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
UNS IDIOMAS – PIRITUBA EDUCAÇÃO CURSO
UNICID EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
UNIP EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
UNIMONTE / SÃO JUDAS EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
PRÓVISÃO SAÚDE OFTALMO
SPELL ENGLISH EDUCAÇÃO CURSO
FACULDADE RIO BRANCO EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
LICEU DI THIENE EDUCAÇÃO COLÉGIO
SANTA CASA DE SANTOS SAÚDE BANCO DE SANGUE
INPG EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
IDP EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
HIGHLIGHT EDUCAÇÃO CURSO
IMPACTA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
IBMEC EDUCACIONAL EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
FACULDADES MÓDULO EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
FLAMINGO EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
FIB EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
FAMOSP EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
FAJ EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
FACULDADE ANHANGUERA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
FAAL EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
EDUVALE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
ESCOLA PAULISTA DE DIREITO EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
UNIVERSIDADE MOURA LACERDA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE
SCHMILLEVITCH DIAGNÓSTICOS SAÚDE IMAGEM
PROJETO CONSTRUTOR SOCIAL EDUCAÇÃO RIO BRANCO
Entrevista Especial: Irmão Roque Cortes Pereira, Grande Secretário de Relações Públicas do GOSP