Escola fundada e administrada por maçons do Oriente de Salto recebe visita do Sereníssimo Grão-Mestre.
  • Por: RS Press
  • 08 nov 2018

Escola fundada e administrada por maçons do Oriente de Salto recebe visita do Sereníssimo Grão-Mestre.

No dia 31 de outubro, o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Kamel Aref Saab, visitou no Oriente de Salto, a Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEHDA, instituição carinhosamente conhecida como “Escola Humanidade de Salto”, localizada na Rua: Winston Churchil, 416 – Parque Bela Vista – Salto/SP.
A escola, foi fundada em 21 de julho de 1980, por maçons membros da Loja Humanidade do Oriente de Salto, os quais, tinham por ideal em criar uma instituição de ensino com espeque na iniciação a aprendizagem, rumo à formação técnica profissional e metódica para jovens entre 15 e 16 anos, dentro dos princípios da proteção integral do adolescente garantido pela legislação brasileira, para a sua colocação no mercado de trabalho e geração de renda familiar, nas áreas administrativas como aprendizes ou estagiários.
 A preocupação dos maçons é de acolher adolescentes de famílias com vulnerabilidades sociais, provenientes das Escolas Públicas de Salto, jovens de ambos os sexos, com ou sem deficiência, de qualquer etnia, raça ou sexualidade.
O Ilustre Irmão Antonio Rodrigues Neto, Coordenador Regional de Relações Internas do GOSP, área afeta a região de Itu, Salto, Indaiatuba, e que participa da direção do estabelecimento escolar desde sua fundação, enfatiza: “Há necessidade premente de preparar os adolescentes para o mercado de trabalho formal, ou seja, terem a oportunidade de capacitá-los para o primeiro emprego, gerando renda e fortalecendo sua convivência familiar e comunitária e sobretudo subsidiar a permanência desses adolescentes nas Escolas Públicas contribuindo para a redução da evasão escolar”.
A Associação tem capacidade para matricular até 120 jovens por semestre. Pela atual baixa empregabilidade de aprendiz, no corrente ano, pretende-se admitir 107 adolescentes, sendo 105 no 1º semestre e 110 no 2º semestre.
O Irmão Toninho, como os Irmãos apelidaram-no de forma afetuosa, ciceroneou o Sereníssimo mostrando as dependências da escola, onde são ambientes físicos disponíveis à realização das oficinas dos Serviços Sociais contando com adequada iluminação, ventilação, conservação, privacidade, salubridade, limpeza e acessibilidade em todos seus espaços, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Os espaços de uso comum contam com água potável e os lanches e as refeições são servidos no refeitório.
No término do processo de aprendizagem, os adolescentes com quase 18 anos de idade, deixam a Entidade levando consigo 07 diplomas reconhecidos em todo o território nacional, sendo 03 de Informática emitidos pelo Senai, e outros 04 validados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Corroborando a isto, levam uma sólida formação cidadã, fluência em inglês e por volta de 3.000 horas de aprendizagem prática realizadas nas empresas parceiras da região.
Ao final da visita, o Sereníssimo pôde ter contato com os jovens em sala de aula, e falou-lhes da felicidade em vê-los e aproveitou para deixar a mensagem de que continuassem a se aperfeiçoar em prol de suas vidas, famílias, e para a nossa sociedade.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO
Irmão Carlos Pinto Neto
Secretário Estadual de Comunicação e Imprensa Adjunto pela 5ª Macrorregião