Há uma máxima maçônica: “Meus Irmãos como tal me reconhecem”
  • 11 jan 2021

Há uma máxima maçônica: “Meus Irmãos como tal me reconhecem”

Essa máxima é praticada por todos os Irmãos que, verdadeiramente iniciados, praticam a máxima da Fraternidade tão inspirada em nossos basilares princípios.

É claro que, enquanto o princípio da regularidade é um requisito maçônico inquestionável, o reconhecimento é uma prática política entre as Potências, calcada em Tratados.

O GOSP é uma Instituição Maçônica Centenária, com 100 anos de ininterrupta atividade, em favor da Construção Social deste estado paulista e do Brasil, formada por Maçons cônscios de suas responsabilidades, que, em mais uma destemida decisão, própria de um povo singular, decidiu pelo caminho de sua independência e soberania.

Desfederalizou-se de uma entidade, na qual se sentia como mera delegacia administrativa, sem qualquer autonomia, tornando-se, não só independente e soberana, mas forte e unida para a prática da Verdadeira Maçonaria. Esta Maçonaria que se pauta pela Liberdade de suas ações; pela Igualdade entre todos os seus Irmãos e pela prática constante da Fraternidade, como razão de sua existência.

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, ao convidar o GOSP, através do seu representante máximo, não só atestou a regularidade incontestável dessa Instituição centenária, como demonstrou ao mundo maçônico seu reconhecimento.

Não se trata de um reconhecimento formal, como exigido por outras Potências, mas um reconhecimento fraterno entre todos os Irmãos, bem como a união de propósitos e princípios praticadas por ambas!
Nenhuma frase conseguiria descrever a alegria dos Irmãos do GOSP, que traduzisse, plenamente, o entusiasmo decorrente aos seus Irmãos da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul.

Que essa Verdadeira Maçonaria sirva de exemplo a outras Potências, para que sejam estimuladas a unirem e não dividirem, a praticarem a fraternidade, a não desconstruírem seus líderes ou possíveis opositores políticos, pois esta não é a missão desta Sublime Instituição.

Que esse exemplo de fraternidade ecoe por todo o orbe maçônico, como demonstração de que os ensinamentos maçônicos são praticados com amor, união e amizade, acima de tudo.

Parabéns à Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, GLMERGS, na pessoa do seu Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Tadeu Gomes Xavier!
Parabéns ao Grande Oriente de São Paulo, GOSP, através do seu Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Benedito Marques Ballouk Filho, por trilhar caminhos que convergem para o progresso, para a união, tudo traduzindo para a felicidade dos seus membros.

Essa é a Maçonaria que sonhamos e hoje vemos se materializando!

Que a Paz, a Harmonia e a Concórdia estejam sempre presentes nestas Instituições e que a amargura, a desconstrução moral e a cizânia sejam banidas para as masmorras, livrando nossos Templos e todos os nossos Irmãos!

Parabéns meus Irmãos de todo o Brasil!
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO GOSP – Grande Oriente de São Paulo.

Na foto da direita para a esquerda:

Venerável Mestre Alexandre Pompeu.

Poderoso Irmão Ricardo Guisado do GOSP.

Sereníssimo Grão Mestre do GOSP Irmão Benedito Ballouk.

Ex- Grão – Mestre Irmão Rui Stragliotto.

Empossado Sereníssimo Grão – Mestre da GLMRRGS Irmão Tadeu Gomes Xavier.

Ex- Grão – Mestre GLMERGS Irmão Norton Valadão Panizzi.

Ex- Grão – Mestre GLMERGS Irmão Merzek.

Ex – Grão – Mestre GLMERGS Irmão Paulo Pithan.

Grão – Mestre Adjunto GLMERGS empossado Irmão João Batista Silveira.

Secretário Geral da CMSB Irmão Cassiano.

 

Devido à pandemia, foram convidados, de fora do estado do Rio Grande do Sul, para participar da sessão Ritualística somente o Grão – Mestre Sereníssimo Benedito Ballouk do GOSP e o Secretário Geral da CMSB Irmão Cassiano.