HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
  • 10 ago 2019

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

Reza a lenda que um homem para ser completo precisa escrever um Livro, plantar uma árvore e ser Pai.

A escrita de um Livro depende de talento para conseguir expressar, com beleza e certa riqueza de detalhes, o que viu, sente ou compreende acerca de uma coisa, fato ou situação.

O ato de plantar uma árvore tem o significado de perpetuar a Obra do Grande Arquiteto do Universo, imensa e complexa, em toda a sua majestade, como um legado de preservação, Força, Beleza, e desprendimento as para as futuras gerações.

Já um filho, traz em si toda a magnanimidade e o ápice da Obra do Grande Arquiteto do Universo: permite que um pai reavalie e até modifique completamente sua vida, tornando-se, agora, não mais um escritor de si mesmo, mas um orientador do futuro de alguém, com profunda responsabilidade.

Assim como no plantio de uma árvore, a figura paterna deve enxergar em seu filho o resultado da imensa Graça do Criador dos Mundos, que lhe concede a oportunidade singular de perpetuar-se no tempo, legando à Humanidade suas origens, princípios e linhagem, contribuindo para a evolução e manutenção da espécie.

Para nós, Maçons, a paternidade deve resultar não apenas de um ato de puro Amor, mas, sobretudo, da Sabedoria em compreender um pouco do seu papel criador, renovador e divino no mundo, voltado à evolução da Humanidade em todos os sentidos. A paternidade deve ser vista como uma Força motriz nos momentos difíceis da vida, pois, a consciência de uma vida que depende da nossa, não raro, nos impulsiona à ação e superação de obstáculos considerados intransponíveis.

Finalmente, assim como um dos efeitos das árvores no mundo, ver crescer um filho bem formado, com saúde e útil à sociedade, relembra a Beleza das árvores bem plantadas e tratadas, das quais a chance de produzir boas sementes e frutos é sempre alta.

Parabéns, Irmãos, pelo transcurso de mais este Dia dos Pais!

“GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO: RUMO A UM SÉCULO DE REGULARIDADE E FRATERNIDADE”

GRANDE SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO