JUNTANDO LATINHAS, MENINAS DO ARCO-ÍRIS DE PRAIA GRANDE DOAM CADEIRA DE RODAS AO HOSPITAL MUNICIPAL IRMÃ DULCE

A+ = A-

JUNTANDO LATINHAS, MENINAS DO ARCO-ÍRIS DE PRAIA GRANDE DOAM CADEIRA DE RODAS AO HOSPITAL MUNICIPAL IRMÃ DULCE

Em uma grande mobilização, jovens da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas de Praia Grande, mais conhecido como Arco-Íris da Alegria, juntaram 12 mil latinhas de alumínio para trocar por uma cadeira de rodas.

 

 

Esta foi a segunda iniciativa do grupo a beneficiar o Hospital Municipal Irmã Dulce que, no ano passado, foi presenteado com um equipamento semelhante.

Desde 2009, 46 meninas realizam trabalho voluntário, animando pacientes internados.

As latinhas foram sendo recolhidas após eventos como a Festa da Tainha e Festa da Pizza, promovidos pelo Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso, que coordena o grupo.

Antes, as jovens levaram dois anos para juntar o equivalente a 30 garrafas pet com lacres de latas de alumínio, o que atingiu o peso de 150 quilos, o suficiente para a aquisição de uma cadeira de rodas.

Desta vez, segundo o médico veterinário Luiz Marono, representante do Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso, a mobilização foi focada na coleta de latinhas pela facilidade e tempo mais reduzido para conclusão da campanha. “Além de arrecadar as latinhas dispensadas nos eventos, as meninas realizaram a coleta junto aos seus familiares e, em seis meses, atingimos o peso ideal”, disse.

Com idade entre 11 e 20 anos, o grupo integra as iniciativas do Centro de Cultura na ajuda a instituições assistenciais de Praia Grande. Semanalmente, as jovens percorrem alas do Hospital vestidas com cores alegres e nariz de palhaço, cantando, contando histórias, distribuindo brindes, descontraindo crianças e adultos hospitalizados.

O trabalho é acompanhado pela Comissão de Humanização do Irmã Dulce, que pretende organizar com as meninas uma campanha constante de coleta de latinhas, a serem entregues no Hospital Municipal.

Para a vice-diretora Geral do Complexo Hospitalar, Márcia Aparecida Diogo, a iniciativa irá se juntar a outras mobilizações do Irmã Dulce. “Já realizamos a coleta de óleo para troca por sabão ecológico aqui no hospital. As latinhas de alumínio trarão iguais benefícios ao meio ambiente, com a vantagem de podermos adquirir mais cadeiras de rodas”, disse.

O Arco-Íris da Alegria visita o Hospital Municipal às terças-feiras, das 14h00 às 16h00.

As datas festivas são oportunidades para ações temáticas, que envolvem distribuição de dobraduras com mensagens e cores, que contagiam inclusive profissionais que atuam no complexo.

 

Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa – GOSP

Irmão Lindimar Santos

Coordenador Estadual de Comunicação e Imprensa da 3ª Macrorregião

Fonte: Antonio Cassimiro (Hospital Municipal Irmã Dulce – Praia Grande)