Sereníssimo reconhece oficialmente o SHRINERS INTERNACIONAL como entidade Paramaçônica do GOSP
  • 07 fev 2019

Sereníssimo reconhece oficialmente o SHRINERS INTERNACIONAL como entidade Paramaçônica do GOSP

O Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Irmão Kamel Aref Saab, publicou o DECRETO Nº 369-2015/2019, em que o GOSP reconhece o SHRINERS INTERNACIONAL como entidade Paramaçônica oficial da Potência.

O Shriners International foi fundado em 1872 com base em princípios idênticos que guiam a Maçonaria universal – investimento a longo prazo para o aperfeiçoamento intelectual, moral e ético de todos os membros da instituição, fortalecimento dos laços familiares e sociais, bem como ações de benemerência.

Também cita o Grão-Mestre que todos os Shriners devem ser, obrigatoriamente, Maçons ativos e que essa Paramaçônica possui 194 divisões, 325 mil membros, nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México, Panamá, entre outros países.

A Paramaçônica agora reconhecida oficialmente no Gosp apoia os Hospitais Shriners para Crianças, num sistema de saúde com 22 hospitais pediátricos nos Estados Unidos e esse sistema de hospitais também realiza pesquisa científica de excelência relacionada a enfermidades ortopédicas, queimaduras, tratamento de lesão medular, lábio leporino e fissura palatina.

A instituição se dedica a propósitos claramente diagramados por nossos antecessores medievais e que já se encontram registrados em nossas Antigas Obrigações (Old Charges).

Diante da relevância do Shriners Internacional, em especial sua unidade estabelecida no Estado de São Paulo, em Jurisdição do Grande Oriente de São Paulo, o Sereníssimo Grão-Mestre decide reconhecer como Entidade Paramaçônica, passando a contar com o mesmo apoio às demais Entidades Paramaçônicas abrigadas no seio da GOSP.

Decide, ainda, o Grão-Mestre em estabelecer que a Grande Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas do GOSP, sob a titularidade do Poderoso Irmão Luciano Rio, ficará responsável em adotar medidas administrativas para o cumprimento do presente Ato.

Grande Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa do Grande Oriente de São Paulo – GOSP