Sobre Nós

A história do Grande Oriente de São Paulo começa oficialmente no início de 1921, quando a passagem ao Oriente Eterno do Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil (GOB), Irmão Luís Soares Horta Barbosa, provoca a realização de um pleito eleitoral para definir as novas administrações da Instituição.
Durante a apuração dos resultados houve divergências entre os envolvidos, tal conflito culminou em uma decisão coletiva das Lojas do Estado de São Paulo, que orientadas por seu Grão-Mestre, Irmão José Adriano Marrey Júnior, decidiram fundar uma nova Potência com o nome de Grande Oriente de São Paulo, nosso querido GOSP.

A criação do GOSP sempre foi pautada na premissa de uma organização autônoma e soberana; esta herança tem sido honrada durante nossos 100 anos de atividades. Isso fica claro quando lembramos o acontecimento que marcou e mudou a história desta Instituição: a desfiliação.

Linha do Tempo

Liberdade

De todos os seres, no sentido individual e coletivo, instituições, raças ou nações, todos tem direito à liberdade espiritual, da consciência e do pensamento.

Igualdade

Dos direitos e das obrigações de cada indivíduo, sem fazer distinção de raça, religião, nacionalidade ou classe social.

Fraternidade

Entre todos os homens e nações, pois somos filhos do mesmo criador e seres humanos da mesma forma.

Rolar para cima