Dia das Crianças
Conheça as Abelhinhas e LowtonsPublicada por Gosp
Publicada em 05/10/2023
Outubro traz a comemoração do Dia das Crianças, data festiva que homenageia e celebra seus direitos. Um fato interessante sobre a maçonaria é que, apesar de ser majoritariamente formada por homens adultos, ela também possui Ordens paramaçônicas dedicadas aos jovens. Neste artigo conheceremos duas delas, a Ordem das Abelhinhas e os Lowtons.
A Ordem da Colmeia é um programa da paramaçônica Filhas de Jó, que agrupa meninas de 5 a 10 anos, denominadas Abelhinhas, com potencial para se tornarem membros da Ordem. Ela funciona como uma etapa preparatória para crianças que ainda não podem participar das Filhas de Jó, introduzindo-as aos princípios básicos da Ordem. Apesar de não estarem presentes nas reuniões fechadas, as abelhinhas são envolvidas em atividades lúdicas que proporcionam interação e diversão, sem responsabilidades ritualísticas.
Já os Lowtons, são crianças ou adolescentes filhos(as) de maçons ou tutelados do sexo masculino que, entre os 7 e 17 anos, são adotados por uma Loja Maçônica, através de um ritual, em conformidade com Artigo 155 – XIX do Regulamento Geral. Ao adotar esta criança, a Loja tem a obrigação de: • Oferecer sessões de Lowtons com duração mínima de quarenta minutos antes da sessão Normal dos Maçons;
• Oferecer no mínimo uma sessão de Lowtons por mês;
• Oferecer aulas do curso complementar em horário distinto das sessões, no mínimo uma por mês, podendo ser ministrada logo após a Sessão de Lowtons;
• Responsabilizar-se pela Educação dos Lowtons que tenham perdido seus tutores por morte e/ou invalidez, até a idade de dezoito anos, compreendendo custos escolares, de saúde e de vestimenta.
Essas são as duas Ordens que possibilitam a introdução das crianças na maçonaria e, assim, garantem que o futuro seja alicerçado pelas futuras gerações, que estão sendo orientadas pelos ideais da arte real.