Enriquecendo a jornada maçônica

Dicas que enriquecem: A leitura desempenha um papel de grande importância em nosso crescimento intelectual e pessoal.

Publicada por Gosp

Publicada em 17/06/2022

CRIAÇÃO E HISTÓRIA DO RITO ESCOCÊS RETIFICADO. AUTOR: JEAN URSIN. EDITORA: MADRAS

No momento em que a Maçonaria experimenta uma nova onda de interesse, Jean Ursin se envolve em um minucioso trabalho de pesquisa sobre o Rito Escocês Retificado, a fim de melhor identificar suas origens. Suas pesquisas nos leva aos primórdios do Cristianismo, a Jean Baptiste Willermoz (1730-1824) e ao escossismo contemporâneo. O autor, privilegiando a clareza e a simplicidade, oferece ao leitor uma história abrangente do Rito Escocês Retificado, que completa as obras de Jean Tourniac sobre este assunto e traz elementos indispensáveis para a compreensão da Maçonaria atual. 

 

O MITO MAÇÔNICO. AUTOR: JAY KINNEY. EDITORA: RECORD

O que é a Maçonaria? Trata-se realmente de uma sociedade secreta? E se for, por que tanto sigilo? Por que a grandiosidade de títulos e expressões honoríficas? Como explicar a proliferação de graus, ordens e organizações Maçônicas paralelas e inter--relacionadas? Afirmações e interpretações paranoicas sobre a Francomaçonaria como culto satânico ou instrumento de uma obscura elite de poder apenas tornam mais difícil a verificação da realidade. Nesta obra, Jay Kinney fala o que é fato e o que é fantasia nesta irmandade que há séculos desperta curiosidade e inspira livros.   

 

ENSAIOS MAÇÔNICOS. AUTOR: FREDERICO GUILHERME COSTA. EDITORA: A TROLHA

Este livro apresenta Ensaios que abordam: Brasil 500 Anos e a Maçonaria; A Escada de Jacó; Missão e Objetivos da Maçonaria; Maçonaria e Igreja Católica - um Livro em Questão; Oliver Cromwel e a Origem da Maçonaria Moderna; Imprensa Maçônica no Brasil e outros.