Bandeira DeMolay

Conheça o significado deste símbolo da Ordem

Publicada por Gosp

Publicada em 21/12/2022

As bandeiras são símbolos muito importantes, vistos como poderosos objetos unificadores que representam orgulho e respeito aos ideais de um determinado grupo, como países, comunidades, instituições e, como veremos neste artigo, Ordens Maçônicas.

A Ordem DeMolay é uma entidade paramaçônica, criada em 1919 pelo irmão Frank Sherman Land, que atua como uma organização de formação de caráter e desenvolvimento de liderança para jovens, chamados “sobrinhos”, entre 13 e 21 anos.

Como a maioria das entidades maçônicas e paramaçônicas, os DeMolays têm sua própria bandeira, que não é usada apenas como decoração ou para fins estéticos, mas carrega um significado que está de acordo com os ideais da Ordem.

O fundo branco da bandeira DeMolay simboliza pureza e limpeza em pensamento, palavra e ação, agindo como um lembrete para o DeMolay das palavras do salmista que escreveu: "Cria em mim um coração puro, ó Deus."

As três faixas vermelhas, que se sobrepõem ao fundo branco, representam os pilares básicos da Ordem DeMolay, sendo eles: Amor a Deus, Amor à Família e Amor à Pátria. As listras então divergem para simbolizar que essas colunas devem se espalhar durante a vida do indivíduo.

Então, seguindo cada faixa vemos que elas convergem para formar um retângulo vermelho, o espaço faz alusão à união da Ordem DeMolay com a Maçonaria. A escolha da cor vermelha não é aleatória, mas sim emblemática da coragem e dos sacrifícios que a juventude de nossa nação demonstrou no passado para defender as liberdades que desfrutamos hoje.

Finalmente, temos o emblema oficial DeMolay, centrado em torno de uma coroa que simboliza a Coroa da Juventude e constantemente lembra um DeMolay de suas obrigações e dos Sete Princípios de sua Ordem.