Dia da Bandeira
Saiba mais sobre um dos símbolos nacionais mais importantesPublicada por Gosp
Publicada em 04/11/2022
O Dia da Bandeira foi uma data criada logo após a Proclamação da República (1889), para marcar o fim do Império e a instauração da República no Brasil.
Após a Proclamação da República, tornou-se necessário substituir os símbolos nacionais que lembravam a Monarquia, e assim, em 19 de novembro de 1889, o então Presidente Provisório, Marechal Deodoro da Fonseca, assinou o Decreto nº 4, oficializando a adoção da bandeira brasileira que conhecemos hoje.
No que diz respeito à estética da bandeira, as cores verde e amarelo já eram usadas na bandeira do Império e tinham sido escolhidas pelo pintor "Jean-Baptiste Debret", assim como o losango amarelo no meio também já se fazia presenta, os aspectos que sofreram mudanças foram os símbolos.
A bandeira do império tinha um brasão com a imagem da coroa e da cruz, dois símbolos rejeitados pelos republicanos que rejeitavam o imperialismo e defendiam o estado laico. Além disso, as cores verde e amarela da bandeira imperialista representavam duas casas aristocráticas que fundaram a primeira dinastia brasileira: a casa dos Habsburgos, da Áustria, e a casa dos Bragança, de Portugal.
Já a nova bandeira, manteve as cores da antiga, mas o losango amarelo foi redimensionado; no centro, ao invés do brasão, foi colocado um círculo azul com estrelas, representando os estados da Federação e o céu do Rio de Janeiro, às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889. Sobre esse círculo azul estrelado, foi colocada uma faixa branca com a frase: “Ordem e Progresso”, que remete ao pensamento do filósofo positivista Auguste Comte, cujos ideais influenciaram os republicanos brasileiros.
Os homens que projetaram a Bandeira Nacional, foram o filósofo e matemático Raimundo Teixeira, e o filósofo Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis, enquanto o artista que a desenhou foi Décio Vilares. A última alteração feita na bandeira brasileira ocorreu em 11 de maio de 1992, quando foram acrescentadas novas estrelas, correspondentes aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.