Inteligência Artificial

O que é, como funciona e quais são as principais ameaças de seu uso

Publicada por Gosp

Publicada em 05/09/2023

Ultimamente, ela vem dominando nosso mundo, fazendo parte de nossas rotinas, entrando aos poucos em nossas casas e nos mostrando que pode deixar nossa vida mais fácil. Você sabe de quem ou do que estou falando? Se o seu palpite foi Inteligência Artificial, então você acertou. Esta nova, não tão nova, tecnologia tem sido um dos temas mais discutidos nos últimos anos, tudo devido ao seu rápido, e por vezes assustador, avanço que tem resultado na sua presença em muitos aspetos das nossas vidas.

 

Mas, o que é inteligência artificial, de fato? Bem, segundo o cientista da computação, John McCarthy: "É a ciência e a engenharia de fazer máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes. Está relacionada à tarefa semelhante de usar computadores para entender a inteligência humana, mas a IA não precisa limitar se a métodos que são biologicamente observáveis".

 

Em outras palavras, a Inteligência Artificial, ou apenas IA como a chamaremos, é a tecnologia que permite que as máquinas desenvolvam uma inteligência semelhante à humana, tendo a capacidade de raciocinar, descobrir significados, generalizar ou aprender por meio da experiência. O funcionamento da IA é simples, basicamente o sistema aprende a "pensar" processando grandes quantidades de dados, analisando esses dados em busca de correlações e padrões e, em seguida, usando esses padrões para basear suas futuras tomadas de decisão.

 

Alguns exemplos de IA em nosso dia a dia são os chatbots para atendimento ao consumidor ou respostas autogeradas, como o ChatGPT; reconhecimento facial; assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon; plataformas de busca, como o Google; e muitos outros.

 

Com esta breve lista, fica claro como somos impactados pela IA diariamente e, embora seu uso facilite muito nossas tarefas habituais, há uma sensação estranha que acompanha seu uso, muito parecido com alguns flashes de filmes de ficção científica onde uma inteligência avançada acaba se voltando contra a raça humana na tentativa de dominá-la.

 

Bem, neste momento todo este cenário de "Exterminador do Futuro" continua sendo mais ficção do que realidade, no entanto, a IA, como qualquer outra tecnologia, apresenta sim alguns perigos reais que devem ser levados em consideração, tais como:

 

Fake News

Com a criação de certas ferramentas de IA, como o deepfake, que é uma imagem ou vídeo artificial convincente gerado por computador, que pode assumir a forma de rostos de pessoas, por exemplo, celebridades, a disseminação de notícias falsas e conteúdo malicioso torna-se mais comum.

 

Menos privacidade

Como dito antes, a IA usa dados para alimentar seu aprendizado, todas essas informações geralmente consistem em dados de pessoas reais, que, quando fornecidas a serviços questionáveis de IA, podem constituir uma potencial invasão de privacidade.

 

Insegurança no trabalho

Uma preocupação muito comum quando se trata de IA é que a tecnologia levará à automação de habilidades e processos de forma tão eficiente que resultará na eliminação de empregos humanos ou mesmo de indústrias inteiras. Embora os especialistas estejam em conflito sobre a veracidade desse problema, eles não descartam a possibilidade.

 

Manipulação social

Como as mídias sociais se tornaram uma das maiores fontes de informação das massas, o fato de os algoritmos de IA fornecerem aos usuários um conteúdo elaborado muito específico com base no que eles visualizaram anteriormente, levanta a preocupação de alienação e o uso errado do algoritmo para influenciar as mentes dos indivíduos.

 

Por fim, a IA possui lados positivos e negativos, o importante é saber utilizá-la e estar sempre bem-informados sobre suas funcionalidades, para que seja possível aproveitá-la da maneira mais saudável e benéfica.