O Simbolismo Maçônico da Cidade de Washington DC

Os segredos da capital fundada pelo ilustre Maçom George Washington

Publicada por Gosp

Publicada em 25/05/2021

Localizada às margens do rio Potomac, a cidade de Washington, situada no Distrito de Colúmbia, entre os Estados de Virgínia e Maryland, foi fundada em 1790 por um ilustre homem chamado George Washington, ele foi o primeiro Presidente dos Estados Unidos considerado um dos “Founding Fathers” (Pais fundadores em tradução livre) do país, assim como um notório Maçom que chegou a ser o Grão-Mestre da Loja Alexandria. George Washington, planejou construir a cidade que viria ser a capital do país, utilizando um projeto arquitetônico baseado em princípios maçônicos, desenhado por Pierre Charles L´Enfant, um arquiteto e engenheiro civil francês, naturalizado americano, que também era membro ativo da Ordem. 

Ao avistar de cima, percebe-se que as ruas e prédios da cidade de Washington estão dispostas e se encontram de maneiras que compõem símbolos maçônicos como: o esquadro; o compasso; e a estrela de cinco pontas. 

Observe este mapa da cidade de Washington e perceba que, o Capitólio possui um formato de circunferência, representando a parte superior do compasso; em seguida, ao lado direito, temos a Avenida Pensilvânia que conecta o Capitólio à Casa Branca, ilustrando uma das “pernas” do compasso, a segunda perna, à esquerda, é representada pela Avenida Maryland, que percorre o caminho do Capitólio até o Memorial Thomas Jefferson. Já o Esquadro, tem sua extremidade localizada na praça Union Square, ao pé do Capitólio, suas retas são formadas pelas Avenidas Louisiana e Washington, uma de cada lado; a principal característica do compasso e do esquadro é a de igualar o traçar de um ângulo perfeito (90º) ao traçado da vida correta - pautada pelos limites da ética e da moral - seguido por aqueles que praticam as filosofias da Maçonaria. 

Ao traçar linhas imaginárias, interligando o Capitólio, a Casa Branca e o Memorial Thomas Jefferson, é possível formar o Triângulo Equilátero ou Delta Sagrado, importante símbolo da maçonaria; o olho, que deve estar situado no centro, é representado pelo Monumento de Washington, obelisco que possui 58 metros de altura, sendo a estrutura mais alta da cidade. O obelisco, é também considerado pela maçonaria um monumento com alta carga simbólica por si só.

A Estrela do Oriente ou da Iniciação, que para os Maçons simboliza o homem espiritual - as cinco pontas da estrela remetendo ao cinco sentidos humanos que conectam a alma ao mundo material - é representada em Washington pelo pentagrama que está desenhado no mapa na rotatória Washington Circle, a linha imaginária começa no Bairro Logan Circle, onde ocorre a bifurcação de duas Avenidas a Rhode Island e a Vermont, liga-se ao Bairro Dupont Circle, onde as Avenidas Massachusetts e Connecticut se iniciam, passando pela K Street, e indo de encontro à Casa Branca.

George Washington, ao idealizar essa cidade junto ao arquiteto Pierre, efetuou não apenas um grandioso projeto arquitetônico, mas também o registro da presença intrínseca da Maçonaria naquele país; ele dispôs as simbologias que ilustram os valores e fundamentos Maçônicos por Washington DC, deixando, como parte de seu legado, uma herança eterna para a Ordem.

 

Delta Sagrado

Estrela do Oriente

Rotatória Washington Circle