O trabalho enobrece o homem
Conheça a origem do feriado e entenda a importância do trabalho para a OrdemPublicada por Gosp
Publicada em 13/06/2022
Em maio comemoramos o Dia do Trabalho, data que teve sua origem no século XIX, quando em 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores americanos saíram para protestar nas ruas das cidades de Chicago, Nova York, Detroit e Milwaukee iniciando uma greve geral pela redução da jornada de trabalho. Os manifestantes reivindicaram a mudança de 13 para 8 horas, de modo que o movimento teve como lema o slogan: “jornada de oito horas sem corte salarial”.
Três anos depois, em Paris, foram instituídas cerimônias anuais de manifestação com o mesmo propósito: reivindicar a redução da carga máxima do trabalho diário. A data escolhida pelos manifestantes parisienses também foi 1º de maio, como uma espécie de homenagem ao movimento ocorrido nos Estados Unidos. No entanto, o Dia do Trabalho só foi oficializado como feriado em 23 de abril de 1919, quando o Senado francês decretou a jornada de trabalho de 8 horas, influenciando diversos outros países a fazerem o mesmo.
Segundo Voltaire, ilustre Irmão Maçom: “O trabalho nos afasta de três grandes males: o ócio, o vício e a pobreza”. A citação do grande escritor pode se relacionar à Maçonaria, pois o chamado de cada Irmão dentro da Ordem é trabalhar para o progresso, pessoal, bem como de sua pátria, sociedade e comunidade.
Desde o primeiro passo na Irmandade, quando é apenas um Aprendiz, o maçom já recebe o chamado para o trabalho, sendo presenteado com suas ferramentas para lapidar sua pedra bruta. Assim, ele sobe a escada da sabedoria, alcançando novos graus que proporcionam conhecimento ao homem, para que ele possa contribuir não só com a Ordem, mas também com o mundo.
Como disse Voltaire, o trabalho ajuda a afastar os vícios, no caso da Maçonaria o objetivo é renegar os vícios do mundo profano, visando alcançar a plenitude maçônica. No entanto, seja dentro da Ordem, seja na vida pessoal, o trabalho é capaz de despertar um sentido de propósito ou de utilidade, colaborando com as necessidades da sociedade em que estamos inseridos.
O trabalho também resulta em conhecimento, pois para exercer qualquer cargo com excelência devemos estudar e praticar, compreendendo este ofício de tal forma que realizá-lo seja tão fácil quanto respirar. Além disso, o trabalho nos proporciona uma maior compreensão e integração social, visto que devemos nos relacionar com pessoas de diferentes personalidades, crenças, ideologias, nacionalidades e assim por diante.
Quando bem-feito, o trabalho também proporciona uma satisfação que gera orgulho e honra, além da motivação para sermos melhores do que fomos ontem, conquistando desafios e traçando metas maiores para o futuro. De uma maneira bonita, o trabalho também mostra o quanto precisamos uns dos outros, pois há muitos talentos e habilidades que não possuímos, mas outros sim, e através do trabalho deles conseguimos preencher lacunas e necessidades. O retorno disso também é verdade, pois possuímos certas habilidades que os outros não possuem, e através do nosso ofício podemos oferecer ajuda, arte, assistência e muitos outros serviços. É uma troca eterna.
Por fim, o trabalho também nos dá um senso de identidade, embora nunca devamos deixar que nossas ocupações e carreiras definam quem somos como seres humanos, não é ruim sentir orgulho do trabalho que realiza e alimentar um pouco de sua autoestima por meio de suas realizações profissionais, pois o esforço para evoluir e crescer em sua área de atuação deve ser celebrado e reconhecido, sendo também parte de quem você é como indivíduo.