Entrevista com o Irmão Lauro

Publicada por Gosp

Publicada em 07/10/2022

Conheça um pouco mais da história do nosso querido Irmão Lauro Mario Melo de Almeida, Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja simbólica Benfeitora da Ordem Universitária, 1928, e autor dos livros “Os Campeões não usam drogas”, e do mais recente “Curso de Direito Penal”.

Irmão, poderia falar sobre sua história e formação acadêmica?

Nasci em São Paulo, no dia 3 de abril de 1967. Atualmente moro em Joanópolis – SP com minha esposa e nossas duas filhas. Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, delegado de polícia 1ª classe do estado de São Paulo, sou especialista em Direito Penal pela Escola Paulista da Magistratura, Mestre pela Universidade Anhanguera (mestrado profissional Adolescente em conflito com a lei), professor de Direito Penal na faculdade de Extrema em Minas Gerais e no curso de formação para conciliadores e mediadores Promediares/SP.

 

Como foi a sua iniciação na maçonaria?

Fui iniciado há mais de 10 anos, na Loja Universitária de Bragança Paulista, e hoje sou Venerável Mestre da Loja. Passei por diversos cargos até chegar ao veneralato. Tenho uma honra enorme em ser maçom e de participar junto a essa instituição universal.

 

Como você está se sentindo agora que vai sair do grau 30?

O cargo de Venerável Mestre requer muita responsabilidade e comprometimento com a Loja. Aliás, ser maçom é assumir compromissos, compromissos com os irmãos e consigo mesmo. A Loja simbólica representa para mim um processo que contribui na internalização dos principais conceitos maçônicos. Se nos graus simbólicos nós temos uma internalização dos conhecimentos maçônicos, são nos graus superiores que nós aprofundamos este conhecimento. Quanto maior o grau, maior é a responsabilidade, e estar no grau 30 significa uma grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, também tem o valor desta continuidade, de você ter alcançado este grau e o grau de comprometimento ser muito elevado.

 

Fale um pouco sobre seus livros para os nossos irmãos

Na minha vida pessoal, agora estou lançando meu segundo livro. O primeiro foi o “Os Campeões não usam drogas” onde eu falo sobre a prevenção do uso de drogas. E agora como professor de direito penal estou lançando o livro “Curso de direito penal – parte geral”, onde eu abordo temas como a história do direito penal no Brasil, os princípios gerais, a interpretação e a aplicação da lei penal, conceito de crime, impunidade penal, das espécies de pena dos efeitos da condenação entre outros.

 

Como os irmãos podem estar adquirindo seus livros?

 

Ambos os livros podem ser adquiridos pelo site Clube de autores, procurando pelo nome “Curso de direito penal – parte geral” e “Os campeões não usam drogas”.