Quem foi Tiradentes?
Conheça a história de Tiradentes, líder da Inconfidência MineiraPublicada por Gosp
Publicada em 11/04/2023
Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes, foi um dentista, ativista político, alferes e tropeiro mineiro do século XVIII. Ficou conhecido por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ser o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, ou seja, a pena de morte pela forca.
Nasceu em 1746 na Vila de São Jose Del Rei em Minas Gerais, que atualmente é a cidade de Tiradentes. Exerceu diversos trabalhos, entre eles minerador, tropeiro, dentista amador (por isso foi apelidado como Tiradentes) e a única profissão que lhe concedeu estabilidade foi o posto de e alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Tiradentes começou a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros juntamente com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil.
Com uma habilidade notória, Tiradentes foi um excelente comunicador e orador. Essa característica fez com que ele fosse escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser denunciado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi suspenso pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792.
Presos, muitos dos inconfidentes, temendo severas punições, não confessaram seus crimes. O único foi Tiradentes, que, por esse motivo, recebeu a pena de morte, em um processo que teve fim em 21 de abril de 1792.
Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado. Para que os súditos da Coroa jamais se esquecessem da lição, sua cabeça foi encravada numa estaca e exposta em praça pública na cidade de Vila Rica, tendo as partes de seu corpo espalhadas pela estrada que levava para o Rio de Janeiro e sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Desde o Império, Tiradentes começou a ser visto como defensor da emancipação, independência e progresso no Brasil. Contudo, foi com o advento da República que os maiores investimentos foram feitos.
Transformado em emblema da liberdade, defensor dos oprimidos e dono de um ótimo caráter. Foi importante tanto no processo da Independência do Brasil como na Proclamação da República, Tiradentes se tornou o mártir ideal para a construção de uma memória nacional com apelo popular como é conhecido hoje.