Templo Maçônico de Detroit

Conheça essa construção maçônica

Publicada por Gosp

Publicada em 07/11/2022

A história do atual Templo Maçônico de Detroit começa em 1913, quando a Associação de Templos Maçônicos precisava de um prédio maior para suas reuniões, após um longo e cuidadoso estudo realizado pela comissão responsável, considerando todos os ângulos que pudessem entrar na construção de uma estrutura que fosse necessária, a Associação finalmente conseguiu uma propriedade de frente para a Temple Avenue (então Bagg Street), correndo na direção leste do canto nordeste do Second Boulevard.

A associação encarregou George D. Mason de realizar o desenho dos planos para o novo Templo, que ainda estavam sendo aperfeiçoados 7 anos depois, em março de 1920, quando foi inaugurada uma campanha para garantir assinaturas para financiar o empreendimento e o comitê conseguiu assinaturas no valor de para US$ 2,5 milhões. Foi no Dia de Ação de Graças de 1920 que a obra do templo teve seu início.

Em 1922, as ferramentas de trabalho de George Washington foram trazidas de sua Loja na Virgínia e a mesma espátula que o primeiro presidente dos EUA usou para lançar a pedra fundamental do Capitólio Nacional foi usada, em 18 de setembro de 1922, para lançar a pedra fundamental do Templo Maçônico de Detroit.

No Dia de Ação de Graças de 1926 ocorreu a última cerimônia deste processo, quando milhares se reuniram para a dedicação formal do Templo e a consagração de seus aposentos, pela Grande Loja de Michigan, ao trabalho da Ordem. E para abrir a parte pública do edifício como centro cívico, para uso da comunidade em geral, um programa elaborado foi oferecido no auditório do Templo.

O templo de Detroit é único entre os edifícios maçônicos do país devido aos vários corpos alojados na mesma estrutura. Há cerca de 12 milhões de pés cúbicos de espaço ao todo, tornando a construção o maior e mais completo edifício do gênero no mundo.

Ao todo, são 28 unidades no prédio agrupadas em três grandes divisões: a torre ritualística, o auditório e o Shrine Club. Provisões para 50 corpos maçônicos que devem operar foram independentemente incluídas nos planos.

O Edifício Ritualístico, ou torre de 14 andares, abriga 26 Lojas Azuis, o Consistório, duas Comendas, cinco Capítulos e o Conselho. Esta torre tem 210 pés de altura, dominando a vista do bairro ao redor e de frente para o Cass Park. O templo em sua arquitetura gótica clássica e fachada de pedra calcária de Indiana é uma reminiscência dos enormes castelos medievais da antiguidade.

No terceiro piso da torre estão os aposentos da Comenda, constituídos pelo salão tratado no período Tudor, com as suas paredes de altos lambris de carvalho e as duas figuras em armadura, criando uma atmosfera que sugere o período da cavalaria. A sala de trabalho da Comenda (conhecida na linguagem dos Templários como o Asilo) fica ao lado do salão.

No segundo andar está a Sala do Capítulo, que se destaca por suas pesadas cortinas vermelhas que fazem sobressair em alto-relevo os pilares dóricos brancos que cercam a sala. O lobby principal possui um esquema decorativo inspirado em uma sala de um antigo castelo em Palermo, na Sicília. O amplo arco da entrada principal saúda os visitantes com o lustre especialmente projetado e a placa de latão forjado no piso. As portas de bronze dos seis elevadores da torre estão estampadas com os símbolos da Arte Real, o mesmo simbolismo é incorporado de forma muito artística na decoração de todo o edifício. Saindo do salão por um amplo corredor, entra-se na Catedral do Rito Escocês com capacidade para 1.600 lugares e seu palco totalmente equipado para as reuniões dos graus do Rito Escocês.

Após a Catedral de Rito Escocês, no nível principal até a porção central do Templo, está o auditório, que possui mais de 4.400 lugares, sendo um dos maiores palcos do país. A acústica refinada é combinada com uma ornamentação detalhada no estilo gótico veneziano, com intrincados trabalhos internos inspirados no escultor Corrado Parducci. Por sua capacidade e qualidade sonora, o salão já recebeu shows diversos, como o do violinista Jascha Heifetz, do guitarrista de rock Jimi Hendrix e do bluesman B.B. King. Além das apresentações do Michigan Opera Theatre, peças dramáticas variaram de Sweeney Todd a Joseph e o Amazing Technicolor Dreamcoat.

O Templo Maçônico é um dos edifícios mais complexos já construído nos Estados Unidos. O tamanho e extensão deste grande Templo podem ser melhor explicados através dos seguintes fatos: Existem 1.037 salas no templo; o telhado de cobre, concreto e asfalto ocupam 80.000 quase dois acres; a escavação das fundações exigiu a remoção de 1,62 milhão de pés cúbicos de terra, enquanto 3,85 milhões de tijolos foram usados para divisórias e paredes; o exterior contém 100.000 pés cúbicos de pedra das pedreiras de Indiana, e o aço estrutural usado na construção do edifício pesa 16 milhões.

Esta construção é, sem dúvida, um feito notável da Fraternidade Maçônica de Detroit, e sua beleza, complexidade e design atemporal permanecem expressos em um monumento histórico e artístico da maçonaria, que ainda está de pé e pode ser visitado e apreciado por todos os maçons ao redor do mundo!