Lar Fraterno da Acácia

Conheça essa instituição que o GOSP apoia

Publicada por Gosp

Publicada em 07/11/2022

Na cidade de Jacareí, em 29 de outubro de 1980, foi idealizado o Lar Fraterno da Acácia por membros da loja Maçônica, com o objetivo de oferecer atendimento aos idosos na modalidade de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O atendimento iniciou-se em 1995, em caráter beneficente, sem fins lucrativos, tendo como política institucional o atendimento de formas adequadas aos idosos vulneráveis, moradores do município de Jacareí.

Apresentaremos a seguir um breve relato de como a ideia de alguns Irmãos da Maçonaria e suas ações possibilitaram a criação de um espaço que já transformou e vem transformando muitas vidas.

O idealizador do Lar Fraterno da Acácia foi o Irmão Jamil Daher, mais conhecido por Jimi que compartilhou seu desejo com o Irmão Nacibo Abdo Daher, que na mesma hora concordou e ofereceu todo seu apoio a Jimi.

A primeira ideia era construir em seis terrenos, que ele possuía no bairro Cidade Salvador. Alguns Irmãos resistiram. No entanto, com a maioria a favor, os Irmãos Olineu Perali, Miguel Raspa e Jimi foram para Piracicaba visitar um asilo e colher informações dos procedimentos, operacionalidade e planta.

Após a visita, acharam que os seis terrenos de propriedade do Jimi eram pequenos e decidiram partir para algo maior que pudesse abrigar o seu sonho. Foi quando solicitaram e foram atendidos pela Prefeitura com a doação de uma praça, no Bairro Cidade Salvador, com cerca de 12 mil metros quadrados, onde funciona até hoje o Lar Fraterno da Acácia. 

O Irmão Willian Fiod trabalhou na legalização do terreno junto com a Souza Anselmo, nas pessoas dos Irmãos Francisco Américo Lopes Anselmo (Gordo) e José Carlos Lopes Anselmo (Carlão), planejaram com muito entusiasmo o asilo.

Somente no dia 11 de agosto de 1984 foi feito o lançamento da Pedra Fundamental. Isto aconteceu quando tinham um pequeno caixa proveniente de bingos, almoços, jantares, sobras de despesas de bares e dinheiro próprio.
A obra então teve o seu início em 1984 e somente em outubro de 1995 iniciaram-se as atividades ainda com os prédios inacabados.

O Irmão João Paulo Jacob, mais um dos idealizadores do Lar, esteve presente na Administração do Lar desde sua inauguração, foi Presidente por 8 anos e gestor até janeiro de 2021, sua dedicação ao Lar e todos os idosos que por lá passaram durante quase 30 anos é lembrado até hoje.

Hoje o Presidente do Lar Fraterno da Acácia é o Irmão Humberto Moura Ribeiro, que desde 2018 está à frente da OSC, em seu segundo mandato, realizando um trabalho de excelência e expansão constante.

Atualmente estão acolhidos no Lar Fraterno da Acácia 51 idosos do município de Jacareí – SP.

Os idosos acolhidos recebem proteção e cuidados 24 horas por dia, 7 dias da semana. Dentre os serviços ofertados destacamos: 6 refeições diárias, cuidados com a higiene pessoal, medicamentos, atendimentos com equipe multidisciplinar, horário extenso de visitas diárias para familiares e amigos, grupos terapêuticos e lúdicos. O trabalho ofertado se baseia em nossa Missão e Valores.

 

Conheça a Missão e Valores do Lar:

 

Missão Institucional

“Cuidar de Idosos. Entender e respeitar o envelhecimento como uma fase natural da vida. Amparar e proteger o idoso, promover sua qualidade de vida e oferecer-lhe cuidados, assistência e acolhimento de forma individual. Atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e assegurar-lhes sua inclusão social e familiar, incentivando o convívio com amigos e familiares.”

Valores do Lar Fraterno da Acácia

ACOLHIMENTO com empatia, hospitalidade, amorosidade e respeito à dignidade do indivíduo.

HUMANIZAÇÃO das relações com nossos idosos, familiares, funcionários e voluntários.

INCLUSÃO SOCIAL E FAMILIAR assegurando a presença das pessoas queridas no convívio de nossos idosos.

PROFISSIONALISMO nas relações com funcionários, poder público, associados e contribuintes.

GOVERNANÇA Transparência na Gestão; Prestação de contas à Sociedade; Responsabilidade com o Futuro da Organização e Equidade no tratamento das Partes Interessadas.

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA para manutenção da qualidade na assistência e no acolhimento de nossos moradores, sempre zelando pela total sintonia com nosso Propósito Social.