Luzes 51ªED. Palavra do Grão Mestrado

Leia agora a Palavra do Grão Mestrado na edição 51ª da Revista Luzes.

Publicada por Gosp

Publicada em 17/05/2021

Esse momento que estamos vivendo, com a pandemia no mundo todo, principalmente, e infelizmente, no nosso Brasil, estamos sendo afetados diretamente não apenas em nossas vidas pessoais e familiares, mas também em nossas Lojas maçônicas. Por isso, esse momento deve ser de união crescente, é o que estamos procurando transmitir aos nossos Irmãos, precisamos hoje cada vez mais, apoiar uns aos outros, para que possamos ter todo o suporte e ajuda necessários; muitos Irmãos perderam seus empregos, quase a totalidade tiverem suas receitas mensais reduzidas, a verdade é que todos passamos por alguma dificuldade. 

Como se não bastasse tudo isso, hoje os óbitos têm nomes e faces, estão próximos de nós, sendo até mesmo nossos parentes. É um momento de grande tristeza, no entanto, não podemos esmorecer, devemos estar juntos, uma maneira de fazê-lo é participando das lives que as nossas Lojas e o Grande Oriente de São Paulo realizam, precisamos manter as nossas chamas acesas, manter a vontade de “encontrar” com nossos Irmãos, mesmo que seja através de uma tela de celular ou computador, ver seus rostos, seus sorrisos e suas fisionomias, mesmo que elas sejam de preocupação, estar ao lado agora é essencial, e pode ser feito pela participação em reuniões conjuntas, onde é possível levar uma palavra amiga e confortar aqueles que perderam seus entes queridos, não importa a maneira, a mensagem principal, e que reforçamos aos Irmãos, é que precisamos estar próximos uns dos outros.

Nosso conselho é, façam uma ligação, ganhem alguns minutos do seu dia conversando com os Irmãos, checando se estão bem, se existe algo que necessitam, oferecendo seu apoio e demostrando sua preocupação. Vamos nos unir! Esta é a necessidade que devemos suprir nesse momento, mais até do que abrir as nossas Lojas para recomeçar nossas reuniões presenciais, algo que nos faz uma tremenda falta e temos certeza de que os Irmãos sentem o mesmo. Mas agora, é preciso ter paciência de esperar o momento certo, para que possamos realizar as sessões com segurança, garantindo que a saúde dos Irmãos não será afetada futuramente. Estejamos unidos, mesmo à distância, para estarmos reunidos em breve. 

Em respeito a esse momento difícil, adiamos a nossa festa do Centenário para o próximo ano, que acontecerá no dia 19 de fevereiro de 2022, não foi uma decisão fácil, mas sim necessária. Teremos, no entanto, no dia 29 de julho de 2021, data máxima do Centenário do Grande Oriente de São Paulo, um evento maravilhoso que será transmitido através de uma live para todos os nossos Irmãos e familiares, para o Brasil e para o mundo! Aguardem, grandes surpresas estão preparadas para nesse dia, temos certeza de que será marcante em nossas vidas, portanto, reservem a data para comemorarmos os 100 anos do GOSP, confraternizando à distância, mas unidos em coração. Saibam que o evento do Centenário, é uma forma de demonstrar gratidão a todos os Irmãos que engrandecem a nossa Potência.

Temos também as eleições das Lojas, que são necessárias, pois no mundo civil, nos cartórios e órgãos de governos é preciso haver a substituição daqueles que comandam as nossas Lojas, por isso é fundamental que realizemos nossas eleições. O Grande Oriente de São Paulo, é exemplo de eleição eletrônica, outras Potências buscam os recursos que nós possuímos, nossa Instituição é uma referência nesse ponto. Iremos realizar essas eleições com a mais absoluta facilidade, como aconteceu no ano passado, sem complicações ou trabalhos adicionais, com garantia de segurança, não apenas à nossa saúde, mas também em relação ao processo que será executado eletronicamente, tenham certeza disso.