Luzes 56ªED. Palavra do Grão-Mestre

Leia agora a Palavra do Grão-Mestre na edição 56ª da Revista Luzes.

Publicada por Gosp

Publicada em 01/10/2021

No dia 7 de setembro comemoramos o aniversário da Independência do Brasil - é uma data marcante que deve ser entendida além de qualquer conteúdo ideológico ou político-partidário, pois diz respeito à comemoração da nossa soberania e da nossa criação como Estado. Mas, sempre é necessário lembrar que as datas magnas são determinadas por eventos os quais simbolizam uma transição, mas não esgotam a compreensão do movimento que a causou.

Se o Grito do Ipiranga em terras paulistas ilustra nossa soberania, esta começou a ser urdida anos antes – podemos citar as Conjurações Mineira e Baiana do final do século XVIII e a Revolução Pernambucana de 1817 – e só foi consolidada em 2 de julho de 1823 quando expulsamos definitivamente, na Bahia, as tropas portuguesas de nossas terras.

Todo brasileiro deve sentir orgulho da nossa soberania, mas ao maçom cabe um orgulho especial por tantos Irmãos que participaram desses movimentos de libertação – máxime aos maçons do GOSP já que há três anos também retomamos nossa soberania de jurisdição maçônica, mantendo nossa regularidade de origem e de território. 

Além das comemorações da independência – do Brasil e do GOSP – setembro traz outra lembrança: o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, quando se marca a campanha para evitar essa triste realidade, infelizmente crescente entre jovens pela depressão, transtornos físico-mentais e abusos de substâncias nocivas. Ao maçom cabe um importante papel de tentar identificar e auxiliar, buscando orientação profissional adequada, contribuindo para a diminuição dos índices. Maiores informações podem ser obtidas no endereço www.setembroamarelo.com – lembramos que se em setembro chamamos a atenção para o fato, esta campanha deve ser constantemente efetuada. 

Lembramos, por fim, que a obra de nossa Nova Sede está a pleno vapor! Em nosso cronograma, durante as férias maçônicas a administração mudará para a nova sede cuja inauguração ao público está agendada para 19 de fevereiro de 2022. Acompanhem as etapas da construção pelo Boletim Oficial do GOSP, nas edições quinzenais do dia 05.