Contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira. Por meio desses valores, ajudamos os jovens a serem protagonistas na construção de um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Até 2023, o Escotismo no Brasil será o mais relevante movimento de educação juvenil, possibilitando que 200 mil jovens sejam cidadãos e cidadãs ativos que inspirem mudanças positivas em suas comunidades e mundo.
- Excelência – Busca pela eficácia, qualidade e melhoria contínua em todas as ações.
- Democracia – Promoção do engajamento de todos e compartilhamento de opiniões, na busca de posições e decisões resultantes da reflexão coletiva.
- Inclusão – Adequação para acolher as diferentes características e necessidades das pessoas que compõem a sociedade.
- Inovação – Capacidade de implementar novas ideias e buscar soluções criativas para êxito e permanente atualização da organização.
- Compromisso – Empenho com a transformação social, com a educação infantojuvenil e impacto gerado nas comunidades.
- Sustentabilidade – Responsabilidade com o meio ambiente, os recursos e a sociedade, e adoção de práticas sustentáveis.
- Cooperação – Disposição em compartilhar experiências, valorizar o trabalho coletivo e manter relacionamentos com outras instituições.
- Transparência – Ações visíveis e claras na gestão da organização e dos recursos em todos os níveis.
- Unidade – Harmonia nas ações, em todos os níveis, fortalecendo a identidade unificada e a presença dos Escoteiros do Brasil na sociedade.