Dia Nacional do Demolay

Oriente de São Paulo, 18 de março de 2024, E∴V∴.

Aos valorosos Irmãos do Grande Oriente de São Paulo,

Como um dos DeMolays mais antigos em atividade maçônica no Brasil, tendo sido iniciado em 09/11/1980, a data de hoje – aniversário da morte de Jacques DeMolay – traz a reflexão sobre o suplício que o herói mártir sofreu ao enfrentar a covardia e a cobiça de pessoas poderosas. Assim, permito-me compartilhar uma reflexão que entendo pertinente.

Em um mundo marcado pela constante busca por evolução e verdade, a história tem nos mostrado que a soberania, embora muitas vezes custosa, é o alicerce sobre o qual cons- truímos nossas mais valiosas conquistas. A decisão do GOSP em 2018 pela retomada de nossa independência não foi feita à leveza, mas sim com a profunda convicção de que, para honrar nossos princípios e legado, precisávamos redirecionar nosso caminho para uma maçonaria mais dinâmica, fraterna, e menos sujeita às influências externas que por vezes nos desviavam de nossos mais nobres objetivos.

O caminho da liberdade é muitas vezes pavimentado com sacrifícios e desafios. Ao reafir- marmos nossa soberania, enfrentamos o árduo teste de perder o reconhecimento de po- tências que antes considerávamos aliadas. Este sacrifício, embora doloroso, revelou-se uma purificação, um distanciamento necessário das politicagens e uma aproximação à verdadeira essência da fraternidade que buscamos incansavelmente em nossos traba- lhos e em nossas vidas.

É importante lembrarmos que a história é escrita tanto por heróis quanto por covardes. Heróis, na minha compreensão, não são apenas aqueles que conquistam vitórias ostensi- vas, mas também aqueles que, diante de escolhas difíceis, optam pela integridade e pelo bem maior da comunidade. Covardes, por sua vez, podem não ser aqueles que evitam o conflito, mas os que traem os princípios fundamentais por conveniências temporárias.

Nossa decisão de retomar a soberania não foi uma fuga, mas uma afirmação de coragem, um passo em direção ao fortalecimento de uma potência que valoriza acima de tudo a au- tonomia de nossas Lojas e a fraternidade entre nossos membros. A verdadeira força da nossa Ordem reside em nossa capacidade de nos reinventarmos, de olhar para o futuro com esperança, resiliência e uma inabalável fé nos princípios que nos unem.

Portanto, Irmãos, enquanto avançamos juntos nesta jornada, que cada um de nós se ins- pire na coragem que demonstramos ao fazer os sacrifícios necessários para a nossa sobe- rania. Que esses sacrifícios sejam lembrados não como perdas, mas como os alicerces sobre os quais construímos um futuro mais promissor para o Grande Oriente de São Paulo.

Juntos, somos mais fortes, mais sábios e infinitamente capazes de superar quaisquer de- safios que possam surgir em nosso caminho.
Com fraternidade e determinação,
Lauro Fabiano de Souza Carvalho
Senior DeMolay
Assessor Especial do Grão-Mestrado do GOSP
A∴R∴L∴S∴ José Adriano Marrey Júnior 1921
A∴R∴L∴S∴ Giuseppe Verdi 3610
A∴R∴L∴S∴ Fernando Pessoa 4001
A∴R∴L∴S∴ Jerusalém Celeste 4186
A∴R∴L∴S∴ Álvaro de Campos 4527
A∴R∴L∴S∴ Bernardo Soares 7031
A∴R∴L∴S∴ Frat. Acad. Luciano Alfredo Vianna do Rio 7060 A∴R∴L∴S∴ Humanista 7070

Rolar para cima